Bombeiro Civil: descubra o que é e o que faz!

O bombeiro civil é um profissional de extrema importância para empresas públicas e privadas. Isso porque ele atua na segurança do estabelecimento, prestando serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência tanto em edificações como também em eventos.

O marco que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil no Brasil está contido na Lei Nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009.

A seguir, a Via Serviços explica tudo sobre essa profissão e mostra como o bombeiro civil pode ser terceirizado para maior comodidade da empresa e celeridade no processo de contratação.

 

O que é um bombeiro civil?

De acordo com a lei que dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil, “considera-se bombeiro civil aquele que […] exerça função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio”.

Com apontado acima, o bombeiro civil atua em empresas privadas ou públicas. Nesse caso, são vários locais que necessitam de um plano de emergência bem definido e a presença dos bombeiros civis, principalmente em razão do grande fluxo de pessoas .

Como exemplo, podemos citar shoppings, universidades, hipermercados, indústrias e órgãos públicos. O bombeiro profissional civil também encontra colocação em estádios de futebol, clubes e até mesmo em eventos corporativos.

 

Quais as funções de um bombeiro civil?

As funções de um bombeiro civil são classificadas de acordo com o nível de especialização do profissional:

  • Bombeiro Civil: nível básico da profissão. Combatente direto ou não do fogo.
  • Bombeiro Civil Líder: apresenta formação técnica em prevenção a combate a inocência a nível médio. Atua como comandante da guarnição.
  • Bombeiro Civil Mestre: profissional com formação em engenharia e especialização em prevenção e combate a incêndio. É responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio.

As atividades básicas da profissão são explanadas na NBR 14608. De acordo com a Norma, as atividades executadas pelos bombeiros civis durante as rotinas de trabalho são:

  1. Identificação e avaliação dos riscos existentes.
  2. Inspeção periódica dos equipamentos de combate a incêndio, incluindo seus testes e manutenção básica (acondicionamento de mangueiras e acessórios, teste de alarmes, motores e bombas, etc.).
  3. Inspeção periódica das rotas de fuga, incluindo a manutenção de sua liberação e sinalização.
  4. Participação nos exercícios simulados (abandono, combate a incêndios e primeiros-socorros).
  5. Relato formal das irregularidades encontradas, com propostas e medidas corretivas adequadas e posterior verificação da execução.
  6. Apresentação de eventuais sugestões para melhoria das condições de segurança.
  7. Avaliação, liberação e acompanhamento das atividades de risco.
  8. Participação da integração da empresa ao(s) órgão(s) de bombeiros públicos da área onde estiver localizada, através de visitas recíprocas e intercâmbio de informações.
  9. Atendimento ao plano de emergência da empresa, elaborado por profissional habilitado ou empresa especializada. 4.3 Registros

Terceirização de Bombeiro Civil

Como mencionamos no início do texto, o bombeiro civil pode ser um contratado como um profissional terceirizado. A terceirização de bombeiro civil é um dos serviços de terceirização da Via Serviços.

Mas por que terceirizar?

Terceirizar um bombeiro civil pela Via significa prezar pela excelência do profissional contratado. Todos os nossos profissionais que atuam na área passaram pelo curso e estão aptos a exercitar a profissão.

Além disso, contamos com reserva técnica para que você nunca fique na mão em caso de férias, afastamento ou faltas.

Mas isso não é tudo. A terceirização significa uma redução substância da burocracia para sua empresa. Terceirizar é rápido, prático e simples, além de reduzir seus custos operacionais e otimizar seu tempo.

Entre em contato conosco e descubra todas as soluções que a Via Serviços oferece que aumentam sua competitividade e a excelência dos serviços internos.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Terceirização: o que pode ser terceirizado dentro de uma empresa?

>> Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

>> Atividade-fim e atividade-meio: o que mudou com a decisão do STF?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Manutenção de Áreas Verdes

Áreas verdes estão ganhando espaço na decoração, tornando o ambiente mais colorido e agradável. No entanto, esses resultados só são obtidos se esses locais estiverem bem cuidados. É justamente aí que entra a manutenção de áreas verdes, que é um serviço essencial para preservar corretamente esses espaços, deixando-os sempre bonitos.   O que faz a […]

Leia mais
Thumbnail Post

Via Meeting reúne as principais tendências do mercado de facilities

Em novembro de 2018, a Via Serviços Integrados realizou o primeiro Via Meeting, em Curitiba, Paraná. Trata-se de um evento que teve como foco apresentar as novidades e últimas tendências no setor de facilities e que teve a participação de inúmeros clientes e parceiros da Via. Além do panorama atual do mercado para o setor […]

Leia mais
Thumbnail Post

Terceirização: o que pode ser terceirizado dentro de uma empresa?

A terceirização é uma atividade que auxilia muitas empresas a reduzirem gastos e, assim, tornarem-se mais competitivas no mercado. As atividades que podem ser terceirizados no interior de uma companhia são inúmeras. E, recentemente, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as dúvidas que poderiam  surgir em relação a isso foram dispersadas. Agora, a […]

Leia mais